O Lançamento do Programa de Formação de Professores no âmbito do Pacto EJA foi marcado nesta quarta-feira, 12, por um encontro virtual, coordenado pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar), e contou com a participação de mais de um milhão de professores de todo o Brasil, incluindo mais de quatro mil docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Sergipe. O objetivo é promover a troca de experiências entre professores no desenvolvimento de estratégias pedagógicas inovadoras.
A iniciativa prevê a realização de 17 ciclos de cultura, nove dos quais são encontros virtuais organizados pelo IFFar e oito presenciais programados pela Secretaria de Estado da Educação em regime de colaboração com as secretarias municipais de educação, conduzidos pelos coordenadores pedagógicos das escolas estaduais e pelos formadores locais municipais, fortalecendo a articulação entre os diferentes níveis de gestão educacional.
Com a realização dos ciclos de cultura, segundo o coordenador do Pacto pela EJA em Sergipe, professor Gleyson Souza dos Santos, espera-se ampliar ainda mais a capacitação dos docentes, garantindo melhorias significativas na qualidade do ensino oferecido aos estudantes da EJA em todo o país, principalmente em Sergipe.
A estrutura de governança do Pacto da EJA em Sergipe é formada por dois coordenadores pedagógicos, 10 articuladores regionais e 19 formadores regionais, sendo metade indicada pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a outra metade, por representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
A meta é alcançar todos os professores, tanto da rede estadual quanto da rede municipal, que atuam na Educação de Jovens e Adultos, garantindo que essa formação chegue a todos os profissionais envolvidos no ensino da EJA.
Para Gleyson Souza dos Santos, essa iniciativa é um divisor de águas para a capacitação dos professores. "Estamos diante de um marco temporal na formação continuada em serviço dos professores da EJA, o que fortalece a qualificação docente e aprimora o processo de ensino e aprendizagem, principalmente em Sergipe", afirmou.