Quinta, 12 de Junho de 2025
22°C 35°C
Teresina, PI
Publicidade
Anúncio

Câmara realiza painel sobre saúde mental materna

A Câmara de São Luís realizou nesta quinta-feira, 15, um painel com o tema “Mês Maio Furta-Cor de Conscientização e Incentivo à Promoção da Saúde M...

Redação
Por: Redação Fonte: Câmara Municipal de São Luis - MA
15/05/2025 às 19h58
Câmara realiza painel sobre saúde mental materna
Fotos: Leonardo Mendonça

A Câmara de São Luís realizou nesta quinta-feira, 15, um painel com o tema “Mês Maio Furta-Cor de Conscientização e Incentivo à Promoção da Saúde Mental Materna: escutar para cuidar.”.

O evento foi requerido pelo Coletivo Nós (PT) com o objetivo de reunir profissionais da saúde, usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), movimentos de mães e mulheres, pesquisadoras e representantes do poder público para debater a realidade local e os impactos socias e subjetivos da sobrecarga materna.

Participaram do painel a psicóloga Toshimi Passos, representante da Campanha Maio Furta Cor; Larissa Ferreira, coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde; Úrsula Vale, diretora da Maternidade Benedito Leite; Bianca Santos Serra, diretora técnica da Maternidade Nossa Senhora da Penha; e os vereadores Eni Ribeiro, Eunice Chê, Flávia Almeida e Raimunda Oliveira.

Na ocasião, a co-vereadora do Coletivo Nós, Raimunda Oliveira destacou a relevância da temática: “A saúde mental materna ainda é um assunto silenciado e cercado de tabus. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que uma em cada quatro mulheres sofre de transtornos mentais durante a gravidez ou no primeiro ano após o parto. Muitas dessas mulheres enfrentam barreiras para acessar cuidados, seja por falta de informação, preconceito ou ausência de serviços de saúde adequados. O Coletivo Nós teve a Lei 7.665 promulgada em 2024, instituindo o Mês Maio Furta Cor, dedicado às ações de conscientização e incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental, a fim de dar visibilidade à temática”, ressaltou.

A co-vereadora Raimunda Oliveira abordou a necessidade de sensibilizar a sociedade e o poder público sobre os desafios da saúde mental das mulheres no ciclo da maternidade. “Falar da saúde das nossas mães é necessário. Infelizmente, existe um crescimento alarmante dos casos de ansiedade, depressão e suicídio entre as mães. A saúde mental é fundamental para o bem estar das mães e também para o desenvolvimento das crianças. Nós, enquanto sociedade, precisamos ser uma rede de apoio para essas mães não só durante o mês de maio”, frisou a parlamentar.

Campanha Maio Furta Cor

Maio Furta-Cor é uma campanha aberta, sem fins lucrativos, democrática e suprapartidária que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. Propõe a realização de ações de conscientização ao longo de todo o mês de maio, numa referência ao Dia das Mães.

O movimento existe desde 2021 e tem, atualmente, mais de 250 representantes em todo o Brasil e em mais oito países. Pessoas, instituições e empresas participam da campanha promovendo palestras, rodas de conversa, caminhadas, viabilizando ações materialmente e financeiramente, e compartilhando conteúdos nas redes sociais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
">
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias