Terça, 29 de Abril de 2025
22°C 33°C
Teresina, PI
Publicidade
Anúncio

1° turma do STF julga processo de Jair Bolsonaro e mais sete pessoas e torna os réus

Os réus são acusado da ataque a a Democracia de Estado de Direito

Redação
Por: Redação Fonte: Ag Brasil
26/03/2025 às 13h43 Atualizada em 26/03/2025 às 13h56
1° turma do STF julga processo de Jair Bolsonaro e mais sete pessoas e torna os réus
Reprodução

A maioria da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta quarta-feira (26) para que o ex-presidente Jair Bolsonaro se torne réu pelos crimes de golpe de Estado e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito. 

É a primeira vez que um ex-presidente eleito é colocado no banco dos réus por crimes contra a ordem democrática estabelecida com a Constituição de 1988. Esses tipos de crime estão previstos nos Artigos 359-L (golpe de Estado) e 359-M (abolição do Estado Democrático de Direito) do Código Penal brasileiro. 

“Não há então dúvidas de que a procuradoria apontou elementos mais do que suficientes, razoáveis, de materialidade e autoria para o recebimento da denúncia contra Jair Messias Bolsonaro”, disse Moraes, relator do caso no Supremo, referindo-se à acusação apresentada no mês passado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet. 

relator votou para que Bolsonaro também responda, na condição de réu no Supremo, aos crimes de organização criminosa armada, dano qualificado pelo emprego de violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. Se somadas, todas as penas superam os 30 anos de cadeia.

Até o momento, seguiram o relator os ministros Flávio Dino e Luiz Fux. Ainda devem votar a ministra Cármen Lúcia e o ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma, colegiado composto por cinco dos 11 ministros do Supremo e onde tramita a denúncia sobre golpe.

Em seu voto, Dino buscou garantir que as defesas terão oportunidade de construir suas próprias narrativas, que serão levadas em consideração no momento adequado. "Justiça é diferente de justiçamento", disse ele. 

Vejam a lista dos outros  denunciados no processo: 

- deputado federal Alexandre -Ramagem (PL-RJ);
- almirante e ex-comandante da Marinha Almir Garnier Santos;
-ex-ministro da Justiça Anderson Torres;
-general da reserva e ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional Augusto Heleno;

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
">
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias